Economia
15/12/2025
O amigo secreto segue como uma das principais tradições das confraternizações e deve movimentar cerca de R$ 20 milhões no varejo de Natal neste fim de ano.
A estimativa é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito Brasil (SPC Brasil), que apontam a participação de aproximadamente 175 mil consumidores na capital potiguar.
A pesquisa nacional indica que 36% dos brasileiros pretendem participar da brincadeira, o que representa 60,1 milhões de pessoas no país.
O gasto médio por presente é de R$ 72, perfil que favorece itens acessíveis e criativos, impulsionando lojas de rua, shoppings e comércios de bairro.
Entre as novidades, cresce o Amigo Secreto das Cores, versão em que os presentes seguem uma paleta definida.
“Essa brincadeira das cores é uma tendência criada a partir do comportamento do consumidor. e isso é ótimo para o varejista. Aquele que está atento as tendências e oportunidades, já preparar na loja produtos por cores, kits prontos, comunicação visual atrativa e sugestões por faixa de preço, fortalecendo as vendas e a experiência do consumidor neste Natal. Nas redes sociais já vimos algumas lojas fazendo a divulgação de seus kits e isso mostra que o varejista de Natal está atento e pronto para atender e vender para o consumidor”, disse o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), José Lucena.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas