Política
23/06/2026
A AL (Assembleia Legislativa) promulgou a Lei nº 12.785/2027. A legislação proíbe o governo estadual de reter ou desviar as parcelas de impostos pertencentes às prefeituras.
A nova norma assegura o repasse automático de verbas do ICMS e IPVA diretamente para os municípios. O dinheiro será creditado pelo Banco do Brasil sem transitar por contas da administração direta ou indireta.
Pelo texto, o Estado deve informar os valores devidos a cada cidade no primeiro dia útil da semana. O banco terá até o dia útil seguinte para depositar a cota de 25% do ICMS.
No caso do IPVA, os municípios embolsarão a metade que lhes cabe diariamente. Já os 20% carimbados para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) caem na conta semanalmente.
A promulgação ocorreu após os deputados derrubarem o veto total da governadora Fátima Bezerra, do PT (Partido dos Trabalhadores). O Palácio da Cultura tentou correr contra o tempo e enviou um projeto alternativo na última hora.
A proposta do Executivo pretendia centralizar o fluxo na Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) e unificar prazos. Contudo, a matéria governamental chegou atrasada e agora pode ser travada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).
A nova lei entrou em vigor após publicação no “Diário Legislativo Eletrônico”. O governo norte-riograndense tem o prazo de 90 dias para ajustar todos os sistemas bancários à mudança.
é jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UnP, atuou em diversos veículos locais e nacionais, como Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e nas rádios 98 FM, 91,9 FM e 103,9 FM. Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN, coordenador de Comunicação da Potigás e assessor da Presidência da Petrobras. Atualmente, assina coluna política no jornal Agora RN e edita e apresenta o programa Contraponto, na rádio 96 FM.
ver mais
Receba notícias exclusivas