Cultura
12/12/2025
O Banco do Nordeste (BNB) relançou o Prêmio Banco do Nordeste Cultural de Cinema, anunciado no encerramento do 20° Fest Aruanda, em João Pessoa.
A iniciativa premiará curtas e longas de ficção nos principais festivais da região atendida pela instituição financeira, que abrange os 11 estados do chamado “Nordeste Expandido”.
O gerente do Centro Corporativo de Cultura, Murilo Albuquerque, afirmou que a retomada do prêmio retoma um diálogo direto com o setor. “Estaremos em 11 festivais do Nordeste Expandido, premiando curtas e longas e selecionando 88 filmes para circularem em pelo menos 50 municípios”, disse.
Já o superintendente da Paraíba, Rudrigo Araújo, destacou que a cultura segue como peça-chave na missão do Banco. “Somos apoiadores do Fest Aruanda desde o seu nascedouro e temos a oportunidade de abrilhantar o festival a partir do lançamento do Prêmio de Cinema”, afirmou.
Para concorrer, os filmes precisam ter sessenta por cento da equipe formada por profissionais locais, ser filmados no estado do festival e contar com produtora local ou majoritária.
As obras premiadas integrarão um catálogo audiovisual do Banco, com direitos de exibição contratados por tempo determinado.
O BNB prevê inserir setenta e sete produções nesse acervo e priorizar festivais com impacto cultural reconhecido, capacidade de circulação e alcance internacional.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas