Política
22/06/2026
O deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) subiu o tom e cobrou a abertura imediata da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Banco Master. A pressão cresceu após a Polícia Federal realizar buscas contra o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).
"Nós estamos insistindo na instalação da CPI do Banco Master. Fomos os primeiros a apresentar um requerimento. Nós entendemos que essa investigação tem que ser feita, doa a quem doer, porque nós não podemos mais conviver com a corrupção. Infelizmente, o que a gente percebe é que muitos parlamentares não querem a CPI, a gente entende que muitos parlamentares têm o rabo preso", declarou o deputado.
A queixa correu no sábado (20), durante o lançamento de Ricardo Cappelli ao governo do GDF (Governo do Distrito Federal). Rollemberg conseguiu mais de 200 assinaturas em fevereiro, mas os presidentes da Câmara e do Senado seguram o caso.
O comando do Congresso evita o tema para blindar o Centrão, a direita e a esquerda antes das eleições. Além da proposta de Rollemberg, a oposição também pediu uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito).
Enquanto isso, o cerco fecha contra Jaques Wagner. A PF (Polícia Federal) suspeita que o senador levou R$ 3,5 milhões em propina e um imóvel de luxo.
O dinheiro ilegal teria vindo de fraudes investigadas na Operação Compliance Zero. Os investigadores apuram se Wagner defendeu os interesses do banco de Daniel Vorcaro em troca das vantagens.
Na casa do senador, os agentes apreenderam quase R$ 485 mil em moedas estrangeiras. O clima azedou tanto que aliados já pedem a saída dele da liderança governamental.
Para evitar um estrago maior nas urnas, o plano é isolar o baiano. O nome do senador Camilo Santana (PT-CE) desponta nos bastidores para assumir a vaga.
é jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UnP, atuou em diversos veículos locais e nacionais, como Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e nas rádios 98 FM, 91,9 FM e 103,9 FM. Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN, coordenador de Comunicação da Potigás e assessor da Presidência da Petrobras. Atualmente, assina coluna política no jornal Agora RN e edita e apresenta o programa Contraponto, na rádio 96 FM.
ver mais
Receba notícias exclusivas