Mundo
22/06/2026
A Colômbia vive momentos de pura tensão política após o segundo turno presidencial deste domingo (21). O candidato da direita, Abelardo de la Espriella, conquistou a maioria dos votos na apuração preliminar.
Contudo, a vitória nas urnas ainda depende da contagem final oficializada por juízes. O rival governista, Iván Cepeda, avisou que vai contestar o resultado de 33 mil seções eleitorais.
De la Espriella ignorou o choro da oposição e correu para as redes sociais celebrar. O político revelou que já recebeu telefonemas de líderes mundiais importantes.
"Estamos felizes. Apresento a vocês o próximo vice-presidente", declarou ao lado de José Manuel Restrepo, seu vice.
O advogado garantiu que o ex-presidente dos EUA (Estados Unidos), Donald Trump, ligou para dar os parabéns. Ele agradeceu aos 12 milhões de eleitores pela votação "histórica".
Do outro lado, Cepeda exige a recontagem de cada cédula de papel do país. O atual presidente colombiano, Gustavo Petro, adotou a mesma linha dura.
"É a apuração oficial que determina quem é o presidente. Obedecerei aos juízes", publicou Petro no X (antigo Twitter).
é jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UnP, atuou em diversos veículos locais e nacionais, como Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e nas rádios 98 FM, 91,9 FM e 103,9 FM. Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN, coordenador de Comunicação da Potigás e assessor da Presidência da Petrobras. Atualmente, assina coluna política no jornal Agora RN e edita e apresenta o programa Contraponto, na rádio 96 FM.
ver mais
Receba notícias exclusivas