Cidades
08/12/2025
Mais de 82% das calçadas no entorno de domicílios em favelas e comunidades de Mossoró têm algum tipo de obstáculo, segundo o estudo “Entorno de Favelas e Comunidades Urbanas”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa avaliou cinco cidades potiguares com áreas classificadas como favelas: Natal, Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Mossoró.
Em Mossoró, 82,69% das calçadas nas favelas apresentam buracos, desníveis, vegetação, postes mal posicionados ou calçadas quebradas.
Fora das favelas, o índice continua alto, com 82,37%.
A média estadual do Rio Grande do Norte é de 65,62%, afetando especialmente idosos, pessoas com deficiência e quem tem mobilidade reduzida.
O estudo também mostra que 26,29% dos domicílios em favelas no estado não têm calçadas no entorno.
Em Extremoz, 35,42% das moradias não possuem área de passeio, enquanto Natal registrou 27,92%, ficando entre as melhores capitais do país no indicador.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas