Cidades
22/06/2026
Os trabalhadores da limpeza urbana do Rio Grande do Norte iniciaram uma paralisação de 24 horas nesta segunda-feira (22). O movimento afeta diretamente a coleta de lixo nas cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim e Mossoró.
A manifestação começou às 6h e tem a coordenação do SINDLIMP (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do RN). Para cumprir a lei, a entidade informou que manteve 40% do efetivo nas ruas.
A mobilização faz parte de um ato nacional para pressionar o Senado Federal. A categoria exige a votação do PL (Projeto de Lei) nº 4.146/2020, apelidado de PL dos Garis e Margaridas.
A proposta quer transformar a limpeza urbana em atividade essencial e garantir direitos fixos. A lista inclui aposentadoria especial, piso de dois salários mínimos e adicional de insalubridade de 40%.
O texto legal também padroniza os serviços do setor por todo o país. Entram na conta a varrição de vias, a conservação de áreas públicas e o descarte correto em aterros sanitários.
Por conta da folga forçada dos caminhões, o sindicato faz um apelo aos moradores. A orientação é segurar os sacos e evitar colocar o lixo nas calçadas hoje.
é jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UnP, atuou em diversos veículos locais e nacionais, como Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e nas rádios 98 FM, 91,9 FM e 103,9 FM. Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN, coordenador de Comunicação da Potigás e assessor da Presidência da Petrobras. Atualmente, assina coluna política no jornal Agora RN e edita e apresenta o programa Contraponto, na rádio 96 FM.
ver mais
Receba notícias exclusivas