Governo federal quer elevar teto do MEI e permitir mais empregados

Example news
Agência Brasil
Teto atual de faturamento congelado em R$ 81 mil anuais passará por uma revisão.

Economia

23/06/2026

O governo federal vai enviar à Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (24), um PL (Projeto de Lei) para reajustar o limite do MEI (Microempreendedor Individual). O teto atual de faturamento congelado em R$ 81 mil anuais passará por uma revisão.

A nova medida também pretende autorizar a contratação de pelo menos dois funcionários com carteira assinada. Pelas regras vigentes hoje, os trabalhadores autônomos cadastrados no programa só podem registrar um único colaborador.

O ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, utilizou as redes sociais para anunciar o andamento da proposta. “Será encaminhado ao Congresso [projeto] alterando o limite do MEI que vai beneficiar os microempreendedores de todo o país. Será uma conquista enorme para os pequenos empreendedores”, disse.

O Planalto argumenta que o congelamento do teto desde 2018 barra o crescimento das empresas. Se o microempreendedor estourar a meta atual, ele vira ME (Microempresa) e entra no Simples Nacional, pagando impostos mais salgados.

Guimarães alinhou o avanço da pauta com o presidente da Câmara, Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba. O líder dos deputados adiantou que o texto passará pelo crivo de uma comissão especial antes da votação geral.

A discussão ganhou tração no parlamento após o avanço da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prevê o fim da jornada 6x1. Como a PEC reduz o tempo de trabalho semanal, os parlamentares decidiram facilitar as contratações para aliviar o comércio.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UnP, atuou em diversos veículos locais e nacionais, como Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e nas rádios 98 FM, 91,9 FM e 103,9 FM. Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN, coordenador de Comunicação da Potigás e assessor da Presidência da Petrobras. Atualmente, assina coluna política no jornal Agora RN e edita e apresenta o programa Contraponto, na rádio 96 FM.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas