Política
28/01/2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu Olavo Noleto para assumir o Ministério das Relações Institucionais (MRI).
Atual secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável, o Conselhão, ele substituirá Gleisi Hoffmann, que deixará o cargo para disputar o Senado.
Noleto já foi secretário-executivo do próprio MRI na gestão de Alexandre Padilha e chegou a comandar a pasta de forma interina.
O perfil político pesou na decisão, segundo relatos do governo, superando nomes de viés mais técnico.
Gleisi afirmou esperar uma transição “tranquila” até março.
A mudança integra o calendário de desincompatibilização para as eleições, que exige saída de ministros até seis meses antes do pleito.
Líderes do Congresso veem no cronograma de emendas de 2026 um fator de menor atrito com o Planalto, enquanto aguardam sinalizações do sucessor sobre acordos firmados pela gestão atual.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas