"Nós estamos em guerra": Coronel Hélio quer Forças Armadas nas divisas estaduais

Example news
Blog do Diógenes
Coronel Hélio Oliveira, pré-candidato ao Senado, em entrevista à rádio 96 FM.

Política

22/06/2026

O Coronel Hélio Oliveira (PL) quer convocar as Forças Armadas e erguer novos presídios no estado. O pré-candidato ao Senado apresentou as propostas nesta segunda-feira (22) ao programa Contraponto, da rádio 96 FM.

Para subsidiar a ideia, o militar afirma que o país vive um momento crítico de segurança. "Nós estamos em guerra", disparou o político durante a entrevista.

O plano visa combater o déficit carcerário e dar fim ao modelo atual de triagem de presos. Segundo ele, existem hoje 600 mil pessoas condenadas sem vagas no sistema penal brasileiro.

Outro projeto do pré-candidato para conter o crime é fixar uma base do CIAER (Centro de Integração de Operações Aéreas) em Mossoró. O plano envolve investir 25 milhões de reais em um helicóptero via emendas e uma PPP (Parceria Público-Privada).

A aeronave ajudará a monitorar a região Oeste, onde, de acordo com o pré-candidato, facções lavam dinheiro em postos de combustíveis. O cenário local já é alvo de mapeamento do COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

O coronel também sugeriu criar um bloqueio tático nas divisas potiguares inspirado no SIVAN (Sistema de Vigilância da Amazônia). Ele lamentou o corte federal recente de 4,5 bilhões de reais em operações de fronteira.

Durante a conversa, o militar elogiou a rápida resposta na captura dos suspeitos do atentado contra o Cabo Deyvison (PL). A força-tarefa uniu agentes da Polícia Militar e da Polícia Civil locais e cearenses.

Confira o vídeo:

 

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UnP, atuou em diversos veículos locais e nacionais, como Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e nas rádios 98 FM, 91,9 FM e 103,9 FM. Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN, coordenador de Comunicação da Potigás e assessor da Presidência da Petrobras. Atualmente, assina coluna política no jornal Agora RN e edita e apresenta o programa Contraponto, na rádio 96 FM.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas