Saúde
08/12/2025
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte identificaram uma nova espécie de barbeiro, inseto vetor do parasita Trypanosoma cruzi, no interior potiguar.
O Triatoma chiarii foi confirmado após análises morfológicas e genéticas feitas em parceria com o Instituto René Rachou, da Fiocruz Minas.
A descoberta levanta questões sobre o papel da espécie na transmissão da doença de Chagas.
A aparência confundiu especialistas, já que o inseto parecia o Triatoma petrocchiae, mas apresentava traços próximos ao Triatoma brasiliensis, principal transmissor no estado.
O sequenciamento do DNA e estudos comparativos separaram o novo triatomíneo de seus “parentes”. O T. chiarii foi encontrado em Messias Targino, Upanema e na Estação Ecológica do Seridó, em Serra Negra do Norte.
Segundo a pesquisadora Andressa Noronha Barbosa da Silva Carvalho, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN, o achado exige atenção da vigilância epidemiológica.
“Os agentes de endemias precisam ser treinados para reconhecer o T. chiarii”, afirmou. A pesquisa, publicada na revista Parasites & Vectors, abre caminho para novos estudos sobre o impacto da espécie na saúde pública.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas