Novo exame da CNH muda prova prática e tira baliza eliminatória

Example news
Reprodução
Exame de baliza deixa de ser obrigatório para tirar CNH.

Brasil

02/02/2026

A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) publicou ontem (1º) o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, com regras unificadas para a prova prática da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O texto passa a valer em todos os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) e foca o exame no trajeto em via pública, com avaliação baseada apenas nas infrações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

A principal mudança é o fim da baliza como etapa autônoma e eliminatória, agora tratada como estacionamento ao final do percurso.

Segundo o secretário Adrualdo Catão, “menos encenação e mais realidade”, porque a avaliação passa a medir leitura do trânsito, tomada de decisão e convivência com veículos e pedestres.

O manual permite o uso de veículos automáticos e extingue faltas eliminatórias automáticas, adotando pontuação por infrações até o limite de dez pontos.

Se houver risco à segurança, o exame pode ser interrompido sem nota, e o descumprimento das regras pelos Detrans pode levar a apuração administrativa e até intervenção prevista em lei.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas