Economia
11/12/2025
O Rio Grande do Norte manteve ritmo acelerado de empreendedorismo em 2025, com expansão na abertura de empresas e impacto direto na geração de empregos.
Segundo o Boletim dos Pequenos Negócios do Sebrae, o estado soma 271.634 pequenos negócios ativos, dos quais 209.273 estão no Simples Nacional.
Esse conjunto representa 36,6% do PIB potiguar e respondeu por 96,23% dos empregos formais criados até outubro.
Até novembro, foram abertas 51.733 empresas, sendo 97% formadas por microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.
O saldo de 22.351 novos empreendimentos é o melhor em cinco anos.
A Grande Natal concentrou mais da metade das aberturas, mas regiões como Oeste, Seridó e Agreste também tiveram crescimento expressivo.
O setor de Serviços lidera entre os optantes do Simples, seguido por Comércio e Indústria.
Entre janeiro e outubro, os pequenos negócios criaram 19.290 vagas formais, sustentando o mercado de trabalho mesmo com redução em relação a anos anteriores.
Natal segue com o maior número de pequenos negócios, seguida por Parnamirim e Mossoró.
O avanço no interior, impulsionado por cidades como Caicó, Açu e Currais Novos, reforça a interiorização do empreendedorismo no estado.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas