Brasil
15/12/2025
O compartilhamento de notícias políticas diminuiu em grupos de família, amigos e trabalho no WhatsApp, enquanto cresce o receio de se posicionar.
O dado aparece no estudo Os Vetores da Comunicação Política em Aplicativos de Mensagens, divulgado hoje (15) pelo InternetLab e pela Rede Conhecimento Social.
Entre 2021 e 2024, a presença de mensagens sobre política caiu nos grupos de família de 34% para 27%, nos de amigos de 38% para 24% e nos de trabalho de 16% para 11%.
Apenas 6% dos usuários participam hoje de grupos voltados a debates políticos; em 2020, eram 10%.
O levantamento mostra ainda que 56% têm medo de opinar “porque o ambiente está muito agressivo”, percepção comum entre pessoas de esquerda, centro e direita.
Segundo os pesquisadores, cresce a autorregulação para evitar conflitos, embora uma minoria ainda compartilhe opiniões mesmo correndo o risco de gerar desconforto.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas