Presidente da Caern diz que Vagner Araújo confunde “alho com rapadura”

Example news
Reprodução/Jornal da Mix
Roberto Linhares, presidente da Caern, afirma que a companhia cumpre toda as metas de investimentos no saneamento da capital.

Cidades

15/07/2025

O presidente da Caern (Companhia de Águas e Esgotos do RN), Roberto Sérgio Linhares, disse hoje (15) que o secretário de planejamento da Prefeitura de Natal, Vagner Araújo, confunde “alho com rapadura” quando trata da tarifa do saneamento básico na capital, e avalia romper o contrato do município com a companhia.

“Ele não entende disso e é preciso explicar para ele. A tarifa é baseada numa revisão dos últimos quatro anos, levando em consideração investimentos, base de ativos regulatórios (rede de tubos, estações elevatórias e de tratamento) e custo operacional da companhia. Tudo é considerado para montagem da tarifa”, disse Roberto Linhares em entrevista no Jornal da Mix.

Segundo o presidente da Caern, a companhia vem cumprindo todas as metas estabelecidas no contrato aditado em 2021, e que segue em vigor até 2051. 

“A obrigação legal é que 90% dos lares potiguares tenham acesso ao esgotamento sanitário em 2033, e 99% tenham água tratada nas suas torneiras. Natal já terá 80% de esgotamento sanitário em 2026, e 95% em 2027”, garantiu Linhares.

O presidente da Caern explicou que a lei estadual 682/21 criou as duas microrregiões do saneamento básico, com Natal inserida na micrrorregião Litoral-Seridó. Para romper o contrato, a capital precisa da autorização dos demais municípios. 

“Se houver esta autorização, Natal teria que indenizar - o que chamamos de ativos não amortizados - os investimentos da Caern ainda não revertidos na tarifa no valor de R$ 530 milhões”, disse.

Roberto Linhares estima que o impacto na tarifa seria de 62% logo de início, podendo dobrar no período de um ano.

A PPP (Parceria Público-Privada) do saneamento básico em curso na Caern engloba 48 municípios, incluindo Natal. A previsão é que seja concluída em abril do próximo ano.

Confira o vídeo da entrevista de Roberto Linhares no Jornal da Mix:  

DD.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas