RN lista 172 espécies ameaçadas de extinção

Example news
Jorge Dantas/Idema
Lista oficial do Idema reúne espécies ameaçadas da fauna terrestre, aquática, costeira e marinha do RN.

Cidades

29/01/2026

O Rio Grande do Norte tem 172 espécies de animais ameaçadas de extinção, segundo a primeira lista oficial do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

O levantamento inclui fauna terrestre, aquática continental, costeira e marinha, classificada como Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN) e Vulnerável (VU), com critérios alinhados à União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Entre as espécies em risco extremo estão peixe-serra, tubarão-martelo, mero, tartaruga-de-couro e peixe-boi-marinho.

Na fauna terrestre e continental aparecem ararajuba, gavião-de-pescoço-curto, jacucaca, ema e a perereca-da-caatinga, entre outras.

A portaria estabelece prioridade para proteção, fiscalização e licenciamento ambiental, além de restrições à captura e ao comércio, salvo autorizações específicas.

“Estamos falando de 172 espécies da nossa fauna, que agora passam a ter prioridade nas ações de proteção”, afirmou o diretor-geral do Idema, Werner Farkatt.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas