RN recebe anticorpo para proteger bebês de bronquiolite

Example news
Ascom/Sesap
Niservimabe protege bebês prematuros de casos de bronquiolite grave.

Saúde

03/02/2026

O Rio Grande do Norte recebeu mais de 410 doses de Niservimabe, anticorpo indicado para prevenir infecções graves pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite e pneumonia em bebês.

A remessa chegou no fim de janeiro à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

As doses atendem prematuros com menos de 36 semanas e seis dias e crianças de até dois anos com comorbidades, como cardiopatia congênita, imunodeficiências, fibrose cística, broncodisplasia, síndrome de Down e doenças neuromusculares.

A aplicação será feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em maternidades, Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIES), Centros de Informação em Imunobiológicos Especiais (CIIES) e outras unidades, conforme a demanda.

O anticorpo complementa a vacinação de gestantes contra bronquiolite, iniciada em dezembro de 2025, que já alcançou mais de 7 mil grávidas no estado.

Em 2024, dados do Ministério da Saúde registraram 243 casos de bronquiolite grave em menores de dois anos no RN, com três mortes confirmadas.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas