Economia
15/12/2025
A segunda parcela do décimo terceiro salário deve ser paga até sexta-feira (19) a 95,3 milhões de trabalhadores, conforme a lei.
A primeira metade foi depositada até 28 de novembro, e o benefício deve movimentar R$ 369,4 bilhões neste ano, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com média de R$ 3.512 por trabalhador.
Têm direito aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por ao menos 15 dias, de acordo com a Lei 4.090/1962.
O pagamento é proporcional ao tempo trabalhado, vale para licença-maternidade e afastamentos por doença ou acidente, e não é devido em demissão por justa causa.
Os descontos aparecem apenas na segunda parcela. Incidem Imposto de Renda, contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, por parte do empregador, ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas