Saúde
11/12/2025
O Hospital Estadual Dr. José Pedro Bezerra, o Santa Catarina, enfrenta superlotação há mais de dez dias após assumir a demanda de gestantes que deveriam ser atendidas na Maternidade Escola Januário Cicco, esvaziada por falhas elétricas.
A situação começou no fim de novembro e levou à redistribuição emergencial de pacientes pela rede pública. A direção da maternidade informou que o defeito já foi identificado e que os atendimentos começam a retornar de forma gradual hoje (11).
Desde 28 de novembro, grávidas passaram a ser encaminhadas principalmente ao Santa Catarina, referência em gestação de alto risco.
O secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, afirmou que a unidade vive “13 dias de crise”, mas tem conseguido manter o atendimento ao fluxo ampliado.
Uma vistoria do Conselho Regional de Medicina apontou falta de profissionais de enfermagem, afetando setores como centro cirúrgico e sala de parto.
Na Januário Cicco, a Ebserh relatou que os reparos elétricos estão em andamento após dias de corredores escuros, registros de curto-circuito e presença de ratos, segundo denúncias. A UTI neonatal foi o único setor mantido com gerador.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas