TCE suspende pregão de R$ 35 milhões para tornozeleiras

Example news
Agência Câmara
TCE suspende licitação para contratação de tornozeleiras eletrônicas no RN.

Justiça

10/12/2025

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu um pregão eletrônico da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) para contratar serviços de monitoração eletrônica com tornozeleiras e botão do pânico.

O contrato prevê custo anual superior a R$ 35 milhões para monitorar 8,7 mil tornozeleiras e mil “botões do pânico”.

A decisão cautelar é do conselheiro substituto Marco Antônio de Moraes Rêgo Montenegro, após apuração inicial indicar problemas que afetariam a “competitividade e a lisura” do processo.

O Tribunal identificou dois pontos principais: o acúmulo de funções por um único servidor na condução de etapas essenciais e a exigência exclusiva do aplicativo WhatsApp sem alternativa técnica equivalente.

Segundo o TCE, o servidor atuou desde o estudo preliminar até a gestão do contrato atual, o que viola o princípio da segregação de funções.

A exigência do WhatsApp foi vista como restrição competitiva e possível direcionamento tecnológico.

A Seap não enviou posicionamento oficial, mas informou que o serviço segue ativo com duas empresas contratadas.

O TCE garantiu continuidade da monitoração. “O Contrato nº 019/2024 permanece vigente e apto a assegurar a monitoração eletrônica enquanto se conclui a instrução do processo”, informou o órgão.

A decisão de 5 de dezembro prevê defesa da Seap, medidas para manter o serviço e o afastamento do servidor do processo.

O Tribunal também pediu estudo comparativo de preços com contratos de outros estados e não descarta suspender pagamentos se houver sobrepreço.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas