Tempo de prisão de Bolsonaro pode cair para pouco mais de 2 anos, diz relator do PL

Example news
Agência Brasil
Deputado Paulinho da Força, relator do projeto.

Política

10/12/2025

O Projeto de Lei (PL) da Dosimetria, aprovado na Câmara durante a madrugada de hoje (10), pode reduzir o tempo de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para 2 anos e 4 meses em regime fechado.

O cálculo foi apresentado pelo relator, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), que incluiu no texto novos critérios de remição por trabalho e estudo, além de mudanças no Código Penal e na Lei de Execução Penal.

Paulinho explicou que a redução não cai diretamente de 27 anos e 3 meses para 2 anos e 4 meses, mas do trecho da condenação em regime fechado, hoje calculado em 6 anos e 7 meses.

Segundo ele, a proposta também permite soltar “todas aquelas pessoas presas pelo 8 de janeiro”, incluindo quem cumpre pena com tornozeleira ou está fora do país.

O substitutivo unifica os crimes de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, impedindo a soma das penas.

Ele cria o artigo 359-V, que reduz de um terço a dois terços as punições para crimes cometidos “em contexto de multidão”, desde que o condenado não tenha liderado nem financiado os atos. 

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas