Mundo
22/02/2026
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (21) que elevará de 10% para 15% a tarifa temporária aplicada sobre todas as importações do país.
A decisão ocorre um dia após a Suprema Corte derrubar parte de seu programa tarifário, baseado em uma lei de emergência econômica. Irritado com o julgamento, Trump já havia determinado na sexta-feira (20) a imposição imediata de uma taxa global de 10% sobre produtos estrangeiros, além das tarifas já existentes.
A legislação norte-americana permite ao presidente aplicar uma sobretaxa de até 15% por um período de até 150 dias — medida que ainda pode enfrentar novos questionamentos judiciais.
Segundo Trump, durante esse intervalo o governo trabalhará na formulação de novas tarifas “legalmente admissíveis”.
Em postagem na rede Truth Social, ele afirmou que a elevação para 15% representa o “nível totalmente permitido e legalmente testado”, acusando diversos países de terem “roubado” os Estados Unidos por décadas, “sem retaliação (até eu chegar!)”.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas