UFRN discute supercomputador do PBIA no RN

Example news
Ascom/UFRN
Reunião na Reitoria da UFRN discutiu a possibilidade de instalação de supercomputador do PBIA no Rio Grande do Norte.

Tecnologia

02/02/2026

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, recebeu hoje (2) representantes do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) para discutir a instalação do supercomputador do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) no Rio Grande do Norte.

A proposta prevê o equipamento em uma nova unidade do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

Durante o encontro, o coordenador do Núcleo de Processamento de Alto Desempenho (NPAD/IMD/UFRN), Samuel Xavier, apresentou as articulações em curso com o Governo do Estado e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O diretor do ISI-ER, Rodrigo Mello, e o reitor da UFRN fizeram contribuições técnicas para viabilizar o projeto no estado.

O supercomputador de alto desempenho é voltado ao processamento massivo de dados e cálculos complexos.

A estrutura apoia pesquisas científicas e aplicações em inteligência artificial, saúde, energia, defesa e políticas públicas.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas