Política
09/12/2025
A comissão executiva nacional do União Brasil decidiu expulsar o ministro do Turismo, Celso Sabino.
A decisão foi unânime e ocorreu durante reunião na sede do partido em Brasília. Segundo nota oficial, “a expulsão decorre de uma representação apresentada contra Sabino, que permaneceu no governo federal, em atitude contrária a uma determinação do partido anunciada em setembro envolvendo todos os filiados”.
O Conselho de Ética já havia aprovado a saída do ministro em 25 de novembro, após o União Brasil romper com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT).
O partido determinou que filiados deixassem cargos no Executivo em até 30 dias, sob risco de “infidelidade partidária”. Sabino apresentou carta de demissão a Lula, mas afirma que o presidente pediu que ele continuasse na pasta por causa da Conferência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP30), em Belém.
Deputado federal licenciado pelo Pará, Sabino está no segundo mandato e assumiu o Ministério do Turismo em julho de 2023. A desfiliação não deve afetar o mandato, e o ministro poderá se filiar a outra legenda, conforme entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O União Brasil também determinou intervenção no diretório estadual do partido no Pará.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas