Justiça
11/09/2025
O advogado Nilo Ferreira Pinto Júnior, especialista em direito eleitoral, disse hoje (11) que o ministro Luiz Fux deu uma “aula brilhante” aos responsáveis pela defesa dos 8 réus do núcleo crucial da trama golpista.
“Fux deu uma aula brilhante de como se fazer uma defesa. Ele deu uma aula exclusivamente para os caríssimos advogados de defesa do núcleo 1 da trama do golpe. Ele usou a técnica jurídica, citando várias doutrinas, algumas divergentes, construindo a argumentação”, comentou Ferreira em entrevista no Jornal da Mix.
Indagado se o voto do ministro Luiz Fux pode mudar o rumo do processo no julgamento de Bolsonaro ainda em curso, Nilo Ferreira se mostrou cético: “Acho difícil que possa reverter agora. Mais na frente pode servir, talvez, para uma revisão criminal com a mudança na composição do STF. Mas agora, não”, disse o jurista.
Segundo o advogado, a sentença no STF não deve mudar a inelegibilidade de Bolsonaro para 2026.
“Bolsonaro foi condenado em duas ações no TSE. Ele já está inelegível. A defesa dele recorreu ao Supremo, mas na alta corte não será discutido o mérito do que já foi julgado na seara eleitoral. Os ministros do STF vão apenas analisar a constitucionalidade. Em outro momento, não agora no julgamento da ação penal da trama golpista”, disse Nilo Ferreira.
Confira o vídeo da entrevista de Nilo Ferreira no Jornal da Mix:
DD.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas