Allyson Bezerra lidera na corrida pelo governo em 2026, aponta Pesquisa Exatus

Example news
Reprodução/Redes Sociais
Mesmo sem anúncio oficial de candidatura, Alysson Bezerra lidera disputa pelo governo com 39,4% dos votos.

Eleições

23/09/2025

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), aparece na liderança da disputa pelo Governo do Estado em 2026, é o que aponta a pesquisa da Exatus Consultoria e Pesquisa. Apesar da inexistência de um anúncio oficial da candidatura, o mossoroense se destaca com vantagem sobre os demais nomes.

Segundo o levantamento, em um confronto direto com o senador Rogério Marinho (PL) e o secretário estadual de Fazenda, Cadu Xavier (PT), Allyson soma (39,4%) das intenções de voto, contra (27,4%) de Rogério e (6,9%) de Cadu. Brancos e nulos chegam a (19,4%), enquanto (7,1%) não souberam ou não responderam.

Em outro cenário, com o vice-governador Walter Alves (MDB) em substituição à Cadu, Allyson registra (39,1%), seguido por Rogério com (26,4%) e Walter com (3,9%). Nesse quadro, (22,9%) declararam voto branco ou nulo e (8%) não souberam ou não quiseram responder.

Em outra simulação, Allyson aparece com (45,8%), o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) com (12,9%) e Cadu Xavier com (7,1%). Brancos e nulos totalizam (24,7%), e (9,7%) não souberam responder.

Já em cenário com Álvaro e Walter, os percentuais são (45,8%) para Allyson, (12,5%) para Álvaro e (3,8%) para Walter. Nesse caso, (27,8%) votariam em branco ou nulo, e (10,3%) não souberam ou não quiseram responder.

Espontânea

Na pesquisa espontânea para o governo — quando os eleitores citam nomes sem serem apresentados — o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), lidera com (13,1%) das intenções de voto. Em seguida aparecem o senador Rogério Marinho (PL), com (10,4%), o chamado “candidato de Fátima”, com (3,7%), e o secretário de Fazenda, Cadu Xavier (PT), com (1,8%).

O levantamento revela, entretanto, elevado índice de indefinição: (59,6%) dos eleitores afirmaram não saber em quem votariam se a eleição fosse hoje, enquanto (7,2%) declararam voto branco ou nulo.

Além da disputa eleitoral, a pesquisa avaliou a popularidade das gestões estadual e federal no Rio Grande do Norte. No plano federal, o presidente Lula (PT) tem aprovação de (43,44%) dos entrevistados, contra (47,19%) de desaprovação, e (9,5%)não souberam responder.

No âmbito estadual, a governadora Fátima Bezerra (PT) apresenta rejeição mais elevada: (66,58%) desaprovam sua gestão, (23,35%) aprovam, e (10,22%) não responderam à pesquisa.

O levantamento da Exatus ouviu 2.029 eleitores entre os dias 18 e 21 de setembro, em todas as regiões do Estado. Trata-se da pesquisa mais ampla realizada até agora no RN — os estudos anteriores haviam ouvido um número menor de entrevistados.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas