Política
19/09/2025
À luz das recentes pesquisas eleitorais divulgadas no Rio Grande do Norte, o grande duelo por uma das vagas do Senado será protagonizado pela governadora Fátima Bezerra (PT) e a senadora Zenaide Maia (PSD).
Dificilmente, elas vão superar o líder da corrida, senador Styvenson Valentim (PSDB), pré-candidato à reeleição.
Fátima e Zenaide terão de brigar pela segunda vaga em jogo.
Na foto do momento, as duas estão praticamente empatadas, considerando a soma do 1º e do 2º votos do eleitor.
Quando o assunto é 1º voto, a petista leva vantagem sobre Zenaide. Já no 2º voto, as posições se invertem. Tem sido assim em qualquer levantamento com rigor técnico.
A governadora e a senadora vivem um enorme dilema. Apesar de amigas, ideologicamente aliadas à esquerda, terão que se enfrentar na peleja eleitoral.
Fátima gostaria de ter Zenaide por perto, fortalecendo o palanque da chapa governista e guardando distância dos votos da centro-direita.
Essa estratégia é perigosa para a senadora, que precisa ser bem votada em todos os espectros políticos - da esquerda à direita, passando pelo centro.
Portanto, tudo indica, que elas vão trilhar caminhos diferentes em 2026. Ao final, uma vai sorrir, outra vai chorar.
No campo da direita, onde transita ao lado de Allyson Bezerra (União), seu maior ativo eleitoral, há quem questione o fato de Zenaide ocupar uma das vice-lideranças do presidente Lula no Senado.
Sabe qual é a chance de Zenaide entregar a função a Lula? Zero.
Se Gilberto Kassab, líder do PSD, faz jogo duplo - tem ministros na gestão petista, mas apoia Tarcísio de Freitas para o Planalto - por que Zenaide deixará de ser vice-líder de um governo no qual acredita?
Zenaide parece uma equilibrista de circo andando na corda bamba. Haja habilidade! Todo cuidado é pouco para não cair.
Confira o vídeo da Análise da Notícia:
DD.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas