''Careca do INSS'' nega envolvimento em fraudes durante depoimento à CPMI

Example news
Reprodução/Câmara
Em depoimento, Antunes alegou que suas empresas prestaram serviços apenas para associações.

Justiça

25/09/2025

O empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “careca do INSS”, negou hoje (25) o envolvimento em fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), durante depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). Ele foi preso no último dia 12, alvo de operação da Polícia Federal que investiga um esquema de desvio de recursos de aposentados e pensionistas.

Segundo a PF, o grupo liderado por Antunes teria movimentado R$ 53,5 milhões, recebidos de entidades associativas ou por meio de empresas controladas por ele. O empresário é acusado de atuar como intermediário de sindicatos e associações, repassando parte dos valores descontados indevidamente a servidores do INSS, familiares e empresas ligadas.

No depoimento, Antunes alegou que suas empresas prestaram serviços apenas para associações, sem responsabilidade pelos descontos aplicados nos benefícios. “Tais descontos eram realizados diretamente pelas associações”, afirmou.

Ele também se recusou a responder às perguntas do relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), argumentando que já teria sido “julgado previamente” pela comissão. Segundo Antunes, declarações anteriores do relator o classificaram como “ladrão do dinheiro de aposentados” sem que tivesse oportunidade de defesa.

A CPMI apura um suposto esquema de descontos indevidos em benefícios previdenciários, que envolveria associações, sindicatos e servidores do INSS.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas