Política
17/09/2025
A Câmara dos Deputados aprovou hoje (17) a reinclusão do voto secreto na PEC da Blindagem, voltada à análise de abertura de processos criminais contra parlamentares. A mudança ocorreu por meio de emenda aglutinativa do relator Claudio Cajado (PP-BA), aprovada por 314 votos a 168.
O voto secreto havia sido retirado do texto anteriormente, por falta de quórum, o que permitiria identificar como cada deputado votaria sobre processos de seus próprios pares. A reinclusão ocorreu no fim da sessão iniciada na terça-feira (16) e que se estendeu até de madrugada.
Para garantir a aprovação da emenda, o relator se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e articulou o apoio dos líderes do Centrão. A medida recebeu críticas de parlamentares do Novo e da bancada governista, que tiveram seus questionamentos rejeitados.
Com a reinclusão do voto secreto, a PEC da Blindagem segue agora para análise do Senado, mantendo a proteção prevista para deputados e senadores em possíveis processos criminais.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas