Política
23/09/2025
O Conselho de Ética da Câmara abriu hoje (23) um processo disciplinar contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O trâmite pode resultar na cassação do mandato do parlamentar, que está autoexilado nos Estados Unidos desde março.
Três deputados foram sorteados para relatar o caso: Duda Salabert (PDT-MG), Paulo Lemos (PSol-AP) e Delegado Marcelo Freitas (União Brasil-AP). A partir da lista tríplice, o presidente do Conselho, Fábio Schiochet (União Brasil-SC), definirá a relatoria.
A queixa foi apresentada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que acusa Eduardo Bolsonaro de atuar “contra os fundamentos da República” e de usar a imunidade parlamentar para atacar a ordem institucional.
A abertura do processo marca a primeira fase do procedimento, que prevê diversas etapas e direito à defesa. Ao final, o relator poderá recomendar absolvição ou punição, que pode variar de censura até a perda do mandato.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas