Política
08/10/2025
O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), indicou o senador Renan Calheiros (MDB-AL) como relator da proposta que amplia a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5.000.
A matéria, enviada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi aprovada por unanimidade na Câmara dos Deputados e agora tramita no Senado.
Alcolumbre disse ter escolhido Renan pela “experiência que [ele] tem do ponto de vista institucional, na relação com os outros poderes, por tudo que ele representa para o Senado da República e para o Brasil”.
O projeto deve passar pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) antes de chegar ao plenário. Renan adiantou que “o que tiver que ser emendado será emendado e o que tiver que suprimido será suprimido”, e afirmou que fará o possível para evitar que o texto retorne à Câmara.
Renan aproveitou para cutucar a Câmara dos Deputados, dizendo que a tramitação da proposta serviu “como instrumento de chantagem e de pressão contra o governo federal”.
A disputa reacende a rivalidade entre ele e o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL).
Antes disso, a própria CAE, presidida por Renan, havia aprovado um projeto semelhante, isentando do IR quem ganha até R$ 4.990 mensais, movimento interpretado como pressão política sobre a Casa vizinha.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas