Deputados aprovam regra que obriga governo a pagar metade das emendas até junho

Example news
João Gilberto/ALRN
Deputados querem garantir os repasses das emendas antes do período de restrição eleitoral, entre julho e outubro. 

Política

11/07/2025

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, ontem (10), uma nova regra que obriga o governo estadual a pagar pelo menos 50% das emendas parlamentares até junho de 2026.

A medida foi incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e agora depende de sanção ou veto da governadora Fátima Bezerra (PT).

A votação foi simbólica, sem registro nominal. Só o líder do governo na Casa, deputado Francisco do PT, votou contra e alegou risco de inconstitucionalidade.

Pela regra atual, o governo pode liberar os recursos ao longo do ano, conforme a disponibilidade financeira.

Com a mudança, ao menos R$ 2,25 milhões dos R$ 4,5 milhões destinados a cada deputado devem ser pagos até o meio do ano.

A medida atende ao interesse dos parlamentares em garantir os repasses antes do período de restrição eleitoral, entre julho e outubro. 

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas