Concurso
10/07/2025
O Ministério Público do Estado (MP) deflagrou hoje (10) a operação Resposta Certa para investigar uma possível fraude no concurso da Câmara Municipal de João Câmara.
Segundo a denúncia, aprovados com laços familiares e políticos com um ex-dirigente da Casa teriam tido acesso privilegiado às provas ou notas forjadas.
A banca responsável pelo certame, sediada em Timbaúba (PE), também está sendo investigada.
As suspeitas começaram após denúncia à Ouvidoria do MP.
A apuração identificou um “padrão atípico” nos resultados, com aprovados que já ocupavam cargos comissionados ou tinham parentesco direto com o então gestor, como uma filha e um genro.
O ex-dirigente ainda teria mentido ao negar esses vínculos, o que pode configurar falsidade ideológica.
O MP aponta indícios dos crimes de fraude em concurso, advocacia administrativa e falsidade ideológica.
Oito alvos foram atingidos por mandados de busca e apreensão, com apoio do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e das polícias militares dos dois estados.
Foram recolhidos documentos, eletrônicos e mídias digitais.
A investigação segue sob segredo de Justiça.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas