Justiça
10/09/2025
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou hoje (10) pela exclusão do crime de organização criminosa no julgamento da chamada trama golpista que tem o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus no centro do processo.
“A existência de um plano criminoso não basta para a caracterização do crime de organização criminosa”, afirmou o ministro. Para Fux, não há elementos que comprovem que os acusados tenham se unido de forma a constituir uma “entidade autônoma” destinada à prática de múltiplos crimes, com estabilidade e permanência após sua execução.
O magistrado também afastou a possibilidade de aumento de pena pela majorante do uso de armas de fogo, já que a denúncia não descreveu a utilização efetiva desse recurso durante os atos.
Fux foi o terceiro ministro a se manifestar no julgamento sobre a tentativa de golpe de Estado. Até o momento, o placar está em 2 a 0 a favor da condenação de Bolsonaro e dos demais integrantes do núcleo considerado crucial na trama.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas