Política
21/09/2025
Jean Paul se lança ao Senado
* Coluna publicada na edição de sábado (20) do Agora RN
A eleição do Senado no Rio Grande do Norte ganhou um novo personagem.
Jean Paul Prates me disse que decidiu disponibilizar seu nome para a eleição majoritária, preferencialmente, o Senado Federal.
O ex-senador vem afunilando conversas com PCdoB e PV – que formam federação com o PT – de um lado, e com PDT e MDB, separadamente.
Desde que foi alijado dos planos do PT para as eleições do próximo ano, Prates sinaliza que pode cantar noutra freguesia.
Até hoje, ele aguarda uma resposta da governadora Fátima Bezerra sobre o aproveitamento de seu nome na composição da chapa majoritária ou em alguma nominata para federal e estadual.
Jean Paul chegou a propor a repetição da parceria vitoriosa na eleição de 2014. Naquela ocasião, como todos lembram, a petista se elegeu senadora com ele na condição de 1º suplente.
Nada feito. A governadora deixou o ex-presidente da Petrobras falando sozinho.
Apesar de ser “escanteado” por Fátima, Jean Paul afirma que pretende permanecer no campo da esquerda, junto com a governadora e com o presidente Lula.
Segundo ele, as conversas com os dirigentes de partidos que formam o arco de alianças do governo petista demonstram sua intenção de continuar no mesmo grupo político.
“Eu preciso ouvir as bases que tenho, individualmente e partidariamente, para ver se isso (pré-candidatura ao Senado) se encaixa. E também não pode ser um processo belicoso, não posso sair brigando com o PT. Nem quero”, disse.
A partir de agora, Jean Paul espera ver seu nome nas pesquisas de opinião para o Senado.
Ou vai ser ignorado?
A culpa é do mordomo
Michel Temer retorna à ribalta para articular a proposta de anistia aos golpistas do 8 de janeiro. Nas conversas com deputados, ministros do STF e assessores de Lula, ele tem repetido uma coisa: “Se não conversar com o Supremo e com o Executivo, a proposta do Congresso corre o risco de haver contestação e cair”.
Sob o domínio do medo
Rivaldo Fernandes, superintendente do Ibama no RN, deu uma declaração forte à TV Agora RN. Segundo ele, o crime organizado já barrou fiscalização do instituto na margem do Rio Potengi. “Os técnicos não entraram porque tinha um cara lá armado com uma metralhadora dizendo que ‘aqui ninguém entra’”, relatou.
Nada a declarar
Robinson Faria quer distância dos microfones da imprensa. Nenhum jornalista consegue convencê-lo a dar uma entrevista, seja no rádio ou na TV. Aos que o convidam, sempre diz: “Estou focado nas minhas bases políticas, trabalhando muito. Como tenho gente de todos os lados, não quero desagradar ninguém”, justificou a um amigo.
Canto da sereia, ops, baleia
De olho no fortalecimento da bancada do MDB na Câmara dos Deputados, Baleia Rossi vem prometendo transferir o dinheiro do fundo eleitoral diretamente para as contas de campanha dos principais candidatos que vão compor as “nominatas” do partido pelo país. O compromisso teria sido assumido na reunião de Baleia com políticos do RN. A conferir.
Apesar de você
Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil estarão juntos amanhã em Copacabana, no Rio. Nenhum deles vai curtir a praia ou pegar um bronze. As três estrelas da MPB são as grandes atrações do “ato musical” contra anistia de Bolsonaro e contra a PEC da Blindagem, alcunhada de “PEC da Bandidagem”.
Despesca
O RN produziu 31,6 milhões de quilos de camarão em 2024, um crescimento de 27,83% em relação ao ano anterior. Os dados são do IBGE. A produção nacional chegou a 146,8 mil toneladas, alta de 15,17%.
DD.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas