Política
14/10/2025
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), assinou o pedido de aposentadoria antecipada, que passa a valer no sábado (18).
Com a saída, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá a chance de fazer sua terceira indicação à Corte desde que assumiu o mandato, em 2023.
Barroso seguirá em atividade até sexta-feira, resolvendo pendências e concluindo votos de processos em que pediu vista.
Segundo a CNN Brasil, ele pretende encerrar sua trajetória no tribunal votando na ação que trata da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, um tema que promete marcar sua despedida.
Em discurso de despedida na última quinta-feira (10), Barroso afirmou que “a vida é feita de ciclos” e confirmou que estava deixando a Corte antes do limite de idade, que seria em 2033.
O favorito de Lula para a vaga é o atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, mas o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também é citado nos bastidores.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas