Política
11/07/2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu com firmeza à nova tarifa de 50% imposta por Donald Trump sobre produtos brasileiros.
Em entrevistas à TV Globo e à Record, Lula afirmou que o Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros países do Sul Global) seguirá buscando independência comercial.
“Cansamos de ser subordinados ao Norte”, disse, defendendo trocas entre países do bloco sem o uso do dólar.
Ele sugeriu até a criação de uma moeda própria.
Lula criticou o que chamou de "comportamento desrespeitoso" do presidente norte-americano.
Na Record, Lula também confirmou que manterá o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), apesar do impasse no Supremo Tribunal Federal (STF) e da derrota no Congresso.
STF marcou para 15 de julho uma audiência de conciliação entre governo e Congresso.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas