Política
17/07/2025
O presidente Lula (PT) dá sinais de recuperação nas pesquisas eleitorais.
A da Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (17), o petista lidera todos os cenários do 1º turno para 2026.
Vamos a eles:
Lula aparece à frente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por 32% ante 26% das intenções de voto. Seis pontos de vantagem.
É bom lembrar que Bolsonaro está inelegível por decisão do TSE.
O ex-presidenciável e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência, com 8% das menções nesse cenário.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), tem 6%, enquanto o de Goiás, Ronaldo Caiado (União), 3%, e o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), 2% das intenções. Os indecisos são 9% e os que dizem não votar ou anular o voto são 14%.
Outros cenários:
Concorrendo contra Michelle Bolsonaro (PL), Lula tem 30% das intenções de voto, ante 19% na mulher do ex-presidente. Ciro aparece com 10%, seguido de Ratinho, com 7%, de Caiado, com 5%, e de Zema, com 4%. São 9% os indecisos e 16% afirmaram votar em branco ou nulo.
Contra Tarcísio de Freitas, Lula tem 32% das menções dos eleitores, enquanto o governador (SP) tem menos da metade, com 15%. Nesse cenário, Ciro registra 12%, Caiado, 5%, e Zema, 4%. O governador do Paraná não foi testado. Há 11% de indecisos e 21% de brancos e nulos.
Os mesmos 15% são registrados por Eduardo Bolsonaro (PL-SP) quando substitui Tarcísio. Nessa configuração, Lula passa de 32% para 31%. Ciro Gomes fica com 11% das menções, Ratinho Júnior com 7%, Caiado com 5%, mesmo índice de Zema. Indecisos são 10% e nulos e brancos, 16%.
A pesquisa Genial/Quaest realizou 2.004 entrevistas entre os dias 10 a 14 de julho com brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas