Economia
18/02/2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o reajuste salarial das carreiras do Legislativo federal, que inclui a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e o Tribunal de Contas da União (TCU).
A decisão, com vetos, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (18) e mantém aumento para 2026.
Lula preservou o núcleo do projeto aprovado pelo Congresso Nacional, mas barrou dispositivos que poderiam elevar salários acima do teto constitucional, hoje em cerca de R$ 46,3 mil.
Também vetou reajustes automáticos para 2027, 2028 e 2029, pagamento retroativo de despesas e licença compensatória com conversão em dinheiro.
O texto confirma mudanças nas carreiras, como a criação da Gratificação de Desempenho e Alinhamento Estratégico, com natureza remuneratória sujeita ao teto, e o reconhecimento das funções como típicas de Estado.
Segundo o Palácio do Planalto, os vetos seguem a Lei de Responsabilidade Fiscal e buscam evitar despesas obrigatórias sem previsão orçamentária.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas