Política
15/09/2025
Caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinar a ordem de cassação da medalha Ordem do Pacificador concedida a Jair Bolsonaro (PL), caso o ex-mandatário perca o posto e a patente de capitão do Exército.
A medida é prevista no artigo 10 do decreto nº 4.207, de 2002, assinado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, e se aplica a militares condenados a mais de dois anos de prisão. O Supremo Tribunal Federal (STF) fixou pena de 27 anos a Bolsonaro no julgamento da trama golpista.
A decisão final sobre a perda de posto e patente será do Superior Tribunal Militar (STM). Se confirmada, Lula não terá alternativa a não ser cassar a condecoração.
A medalha Ordem do Pacificador é uma das maiores honrarias do Exército. Bolsonaro recebeu a comenda em 2003 após uma articulação do general Lourena Cid, pai de Mauro Cid, que teria buscado evitar que o então deputado respondesse a um processo de racismo movido pela cantora Preta Gil.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas