Brasil recebe 1º lote de remédio que reduz mortalidade por câncer de mama

Example news
Agência Brasil
Medicamento é indicado para quem ainda continuou com a doença após a quimioterapia inicial.

Saúde

14/10/2025

O Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina, incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 para o tratamento do câncer de mama do tipo HER2-positivo em estágio 3.

A remessa chegou com 11.978 unidades e faz parte de um total de quatro lotes que serão entregues até junho de 2025, garantindo o atendimento de toda a demanda atual.

Segundo o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer, José Barreto Campello Carvalheira, o medicamento representa “um gigantesco avanço para a oncologia nacional”.

Ele afirmou que o tratamento pode reduzir em 50% a mortalidade e as chances de recidiva da doença. “É uma grande vitória do povo brasileiro. O Ministério da Saúde fica orgulhoso de poder estar fazendo essa entrega hoje dentro do Outubro Rosa”, disse.

O investimento federal é de R$ 159,3 milhões para a compra de 34,4 mil frascos-ampola.

As secretarias estaduais de Saúde serão responsáveis pela distribuição do medicamento, que deve começar a chegar aos pacientes ainda neste mês, segundo o ministério.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas