Motim na Câmara: corregedor sugere suspensão de três parlamentares

Example news
José Cruz/Agência Brasil
Diego Coronel (PSD-BA) recomendou censura escrita para todos os deputados investigados.

Política

19/09/2025

O corregedor da Câmara, deputado Diego Coronel (PSD-BA), encaminhou hoje (19) à Mesa Diretora representações contra parlamentares que ocuparam o plenário em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no início de agosto. A informação foi antecipada pelo portal Folha de S. Paulo.

Coronel sugeriu a suspensão de três deputados pelo Conselho de Ética: Marcos Pollon (PL-MS), por 90 dias por declarações difamatórias e mais 30 dias por obstruir o acesso à presidência, Marcel van Hattem (Novo-RS), por 30 dias por obstrução, e Zé Trovão (PL-SC), por 30 dias pelo mesmo motivo.

O parecer do corregedor dá prosseguimento ao processo que pode resultar em punições, mas cabe à Mesa Diretora decidir, por maioria, se acata ou rejeita a recomendação. Geralmente, os relatórios são aprovados.

Além das suspensões, Coronel recomendou censura escrita para todos os deputados investigados, medida que também precisa ser aprovada pela Mesa Diretora.

Confira os investigados:

  1. Marcos Pollon (PL-MS);
  2. Marcel van Hattem (Novo-RS);
  3. Zé Trovão (PL-SC);
  4. Allan Garcês (PP-MA);
  5. Bia Kicis (PL-DF);
  6. Carlos Jordy (PL-RJ);
  7. Caroline de Toni (PL-SC);
  8. Domingos Sávio (PL-MG);
  9. Julia Zanatta (PL-SC);
  10. Nikolas Ferreira (PL-MG);
  11. Paulo Bilynskyj (PL-SP);
  12. Pastor Marco Feliciano (PL-SP);
  13. Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);
  14. e Zucco (PL-RS).

As demais representações dependem de análise do Conselho de Ética e do Plenário da Câmara dos Deputados, que podem aplicar outras sanções conforme previsto no regimento interno da Casa.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas