Política
19/09/2025
O corregedor da Câmara, deputado Diego Coronel (PSD-BA), encaminhou hoje (19) à Mesa Diretora representações contra parlamentares que ocuparam o plenário em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no início de agosto. A informação foi antecipada pelo portal Folha de S. Paulo.
Coronel sugeriu a suspensão de três deputados pelo Conselho de Ética: Marcos Pollon (PL-MS), por 90 dias por declarações difamatórias e mais 30 dias por obstruir o acesso à presidência, Marcel van Hattem (Novo-RS), por 30 dias por obstrução, e Zé Trovão (PL-SC), por 30 dias pelo mesmo motivo.
O parecer do corregedor dá prosseguimento ao processo que pode resultar em punições, mas cabe à Mesa Diretora decidir, por maioria, se acata ou rejeita a recomendação. Geralmente, os relatórios são aprovados.
Além das suspensões, Coronel recomendou censura escrita para todos os deputados investigados, medida que também precisa ser aprovada pela Mesa Diretora.
Confira os investigados:
As demais representações dependem de análise do Conselho de Ética e do Plenário da Câmara dos Deputados, que podem aplicar outras sanções conforme previsto no regimento interno da Casa.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas