Saúde
18/09/2025
O Ministério Público (MP), por meio da 47ª Promotoria de Justiça de Natal, ajuizou ação na 2ª Vara da Infância e Juventude solicitando que o Estado formalize um novo convênio com o Hospital Infantil Varela Santiago (HIVS). O pedido inclui o bloqueio de R$ 2,8 milhões para garantir a execução do acordo.
Segundo o MP, apesar de duas audiências de conciliação em janeiro e maio de 2025, a Secretaria Estadual de Saúde não apresentou a minuta do convênio nem iniciou sua execução. O órgão reforça que a medida é necessária para garantir a prioridade absoluta na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
A ação solicita que o secretário de Saúde assine o convênio em até 10 dias. Caso o prazo não seja cumprido, o órgão pede o bloqueio do valor correspondente ao convênio na conta única do Estado, além da aplicação de multa diária mínima de R$ 10 mil à Fazenda Pública Estadual.
O Hospital Varela Santiago é referência em atendimento pediátrico no estado, e a falta de repasses compromete diretamente a assistência à população infantil, segundo o Ministério Público. A petição destaca que há dotação orçamentária suficiente, tornando a omissão do Estado injustificável.
Nota da Sesap
''A respeito do convênio com o Hospital Infantil Varela Santiago, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que o tempo percorrido para a finalização do novo convênio se deu em virtude das negociações em torno da proposta e a resolução de pendências a respeito da prestação de contas de três convênios anteriores. A Sesap tem a obrigação legal, exigida pelos órgãos de controle, de realizar a prestação detalhada desses processos, o que causou por fim a demora para a renovação da parceria. O atual convênio está com o seu processo em fase de finalização pela área técnica, para ser encaminhado à assinatura final em breve. A Sesap reconhece a importância da renovação pela relevância do serviço prestado pelo Hospital Varela Santiago ao público infantil e prioriza a manutenção desta relação''.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas