Justiça
10/09/2025
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou hoje (10) o julgamento da chamada trama golpista, que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados por tentativa de golpe de Estado em 2022.
O relator, ministro Alexandre de Moraes, e o ministro Flávio Dino já votaram pela condenação dos réus. O ministro Luiz Fux é o terceiro a apresentar seu voto, destacando que não cabe ao Supremo fazer juízo político sobre o caso. Segundo ele, a função do tribunal é determinar o que é constitucional ou inconstitucional, legal ou ilegal, e não avaliar se uma ação é conveniente ou apropriada do ponto de vista político.
Fux elogiou a dedicação de Moraes como relator e o humor de Flávio Dino, que descreveu como “atraente”. Ele ressaltou ainda que o julgamento exige objetividade, distanciamento e independência por parte dos ministros.
Ainda não foram definidas as penas, mas Moraes sugeriu somar as punições, enquanto Dino defendeu aplicação diferenciada de acordo com o grau de envolvimento de cada réu. Caso Fux acompanhe o voto do relator, o colegiado terá maioria para condenar os oito acusados.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas