OMS alerta para “onda alarmante” de vício em nicotina causada por cigarros eletrônicos

Example news
Freepik
De acordo com a primeira estimativa global da OMS, mais de 100 milhões de pessoas usam vapes.

Saúde

07/10/2025

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que os cigarros eletrônicos estão provocando uma nova “onda alarmante” de vício em nicotina, principalmente entre crianças e adolescentes.

Segundo a entidade, menores têm probabilidade nove vezes maior que adultos de usar vapes, impulsionados por estratégias agressivas da indústria que vendem o produto como alternativa menos nociva ao cigarro tradicional.

De acordo com a primeira estimativa global da OMS, mais de 100 milhões de pessoas usam vapes, sendo 86 milhões de adultos e 15 milhões de adolescentes entre 13 e 15 anos.

“Eles são vendidos como redução de danos mas, na verdade, estão viciando crianças em nicotina mais cedo e arriscam sabotar décadas de progresso”, afirmou Etienne Krug, diretora de promoção e prevenção de saúde da organização.

O relatório também mostra que o número de fumantes tradicionais vem caindo, de 1,38 bilhão em 2000 para 1,2 bilhão em 2024.

No Brasil, apenas 9% da população ainda fuma.

“A indústria tabagista está reagindo com novos produtos de nicotina, focando agressivamente em pessoas jovens”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas