Paciente recebe transplante errado no RN, e Hospital Onofre Lopes abre investigação

Example news
José Aldenir/Agora RN
Hospital Universitário Onofre Lopes abre investigação para apurar erro em transplante renal.

Saúde

23/09/2025

O Hospital Universitário Onofre Lopes informou que abriu uma investigação para apurar um erro ocorrido durante um procedimento de transplante renal. 

“Todas as providências cabíveis foram imediatamente adotadas, incluindo a notificação junto aos órgãos competentes, o acompanhamento clínico integral do paciente, suporte psicológico a familiares e a abertura de processo interno para apurar responsavelmente toda cadeia de eventos que envolveram este transplante renal, com previsão de conclusão em 60 dias”, informou o Huol, por meio da assessoria. 

A manifestação do Huol ocorre depois de o Blog do Dina divulgar que um transplante renal foi realizado em um paciente que não era compatível com o órgão que ele recebeu. Ainda de acordo com informações obtidas pelo portal, o erro teve origem na convocação do paciente. Ambos que estavam na fila tinham nomes semelhantes e o chamado foi realizado para a pessoa errada.

O órgão recebido era incompatível com o tipo sanguíneo do paciente operado e, apesar dos protocolos de conferência da compatibilidade serem exigidos, os processos não foram executados.

Após o transplante, o paciente apresentou reações de rejeição e o órgão transplantado foi retirado após investigação da equipe médica. O paciente foi levado para a UTI e agora está em isolamento no hospital.

O Huol informou que está apurando com rigor evento em um procedimento de transplante renal e que acompanha o quadro do paciente.

Confira a nota do hospital na íntegra:

“O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-UFRN/Ebserh) informa que está apurando com rigor evento em um procedimento de transplante renal.

Todas as providências cabíveis foram imediatamente adotadas, incluindo a notificação junto aos órgãos competentes, o acompanhamento clínico integral do paciente, suporte psicológico a familiares e a abertura de processo interno para apurar responsavelmente toda cadeia de eventos que envolveram este transplante renal, com previsão de conclusão em 60 dias.

Desde 1998, o hospital é referência no Rio Grande do Norte e no Brasil, em transplantes de rim e de córnea, tendo realizado 854 procedimentos ao longo de sua trajetória, com uma equipe qualificada em tratamentos de alta complexidade.

* Com informações do Agora RN

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas