Política
10/09/2025
Foi promulgada ontem (9) a Emenda Constitucional 136, que altera as regras para o pagamento de precatórios e dá alívio fiscal a estados e municípios. A medida, originada da PEC 66/2023, de autoria do senador Jader Barbalho (MDB-PA), havia sido aprovada no Senado na semana passada.
A emenda retira os precatórios, incluindo as requisições de pequeno valor (RPVs), do limite de despesas primárias da União a partir de 2026. Também autoriza estados e municípios a parcelarem suas dívidas judiciais e refinanciarem débitos previdenciários com a União em até 300 meses.
Segundo o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), a medida representa uma solução para “um dos problemas mais complexos e antigos da República”. Na prática, o governo federal também ganha margem para cumprir metas fiscais ao retirar parte desses gastos do teto.
O texto ainda abre espaço no Orçamento para ampliar em R$ 12 bilhões os gastos com salário-maternidade, após decisão do STF que reduziu a carência de contribuições ao INSS para trabalhadoras autônomas e seguradas especiais.
A partir de 2027, a emenda prevê a inclusão gradual de 10% do estoque de precatórios por ano nas metas fiscais, conforme o arcabouço fiscal aprovado em 2023.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas