Política
09/10/2025
Um pedido de vista coletiva adiou a votação do parecer preliminar sobre o pedido de cassação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.
O relator, deputado Delegado Marcelo Freitas (União Brasil- MG), apresentou voto pelo arquivamento de uma das representações que pedem a cassação do parlamentar por quebra de decoro.
A ação foi apresentada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que argumenta que a conduta de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, onde mora desde fevereiro, é incompatível com o exercício do mandato.
O deputado não apresentou defesa e foi representado por um defensor público da União, a pedido do presidente do Conselho, Fabio Schiochet (União Brasil-SC), que também defendeu o arquivamento da representação.
Na denúncia, o PT cita publicações e declarações em que o deputado teria atacado instituições brasileiras, especialmente o Supremo Tribunal Federal (STF), e ameaçado o processo eleitoral ao afirmar que “sem anistia para Jair Bolsonaro, não haverá eleições em 2026”.
Eduardo Bolsonaro ainda responde a outras três representações no Conselho de Ética, que aguardam decisão sobre eventual unificação dos processos.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas