Saúde
11/09/2025
O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), afirmou hoje (11) que a substituição da Coopmed pelas empresas Justiz e Proseg na escala médica representa uma “mudança necessária” para melhorar o atendimento na rede municipal de saúde. Segundo ele, as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na Esperança, Satélite, Potengi e Pajuçara já apresentam redução no tempo de espera e escalas completas de profissionais.
“Não existe fila. Todos os médicos estão atendendo, escala completa dos médicos. Isso mostra que estamos mudando para melhor”, disse durante visita à UPA Esperança. Ele ressaltou que o tempo médio de espera é de 60 minutos, resultado da reorganização e reestruturação do sistema de atendimento.
Desde 1º de setembro, a Coopmed deixou de atuar no município, e as novas empresas foram contratadas emergencialmente por R$ 208 milhões, em contrato anual, enquanto ocorre processo licitatório para prestadores permanentes. A mudança enfrentou resistência de médicos e do Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed), que apontaram cláusulas abusivas nos novos contratos.
Paulinho destacou que ajustes iniciais nas escalas já foram feitos e elogiou a atuação do secretário de Saúde, Geraldo Pinho, na interlocução com os profissionais. “O valor dos plantões está sendo negociado entre empresas e médicos, e a Prefeitura acompanha de perto para garantir melhorias no atendimento à população”, concluiu.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas