Política
17/07/2025
Notícia ruim para classe política do Rio Grande do Norte.
O presidente Lula (PT) vetou o projeto de lei que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais.
No despacho de veto, publicado nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União, Lula afirma que decidiu pelo veto por "por contrariedade ao interesse público e por inconstitucionalidade".
"Ao prever a ampliação do número de parlamentares, a medida acarreta aumento de despesas obrigatórias, sem a completa estimativa de impacto orçamentário, de previsão de fonte orçamentária e de medidas de compensação, onerando não apenas a União, mas também entes federativos", destaca Lula.
Aprovado na Câmara e no Senado, o texto eleva em 18 o número de deputados federais, levando o total de 513 para 531. O RN pode ganhar duas vagas de deputados federais, e, como consequência, mais seis vagas de deputados estaduais.
Com o veto, caberá ao Congresso Nacional derrubar ou não decisão de Lula.
A pesquisa Quaest divulgada ontem (16) apontou que 85% dos brasileiros são contra a ampliação de 513 para 531 parlamentares na Câmara de Deputados.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas